Viver
Orfeão anuncia primeiro Ciclo de Órgão de Leiria
Três concertos em Leiria no primeiro ciclo de música dedicado ao órgão
O grande órgão de tubos da Sé de Leiria, que, em 2022, chegou aos 25 anos em actividade, é constituído por 2.300 tubos e atinge 11 metros de altura.
É na Sé de Leiria que, a 10 de Março, começa o primeiro Ciclo de Órgão de Leiria.
O concerto Um Trio que Canta, com início às 21:30 horas, junta o Liz Consort: Rute Martins (órgão), Carla Antunes (flauta transversal) e Gonçalo Pereira (fagote).
No dia seguinte, 11 de Março, à mesma hora, o programa prossegue na Igreja do Seminário Diocesano. Inspirando Ar, Expirando Música reúne o contratenor João Paulo Ferreira e o músico João Santos (órgão e órgão expressivo).
Finalmente, a 12 de Março, pelas 17 horas, o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação recebe Música para Instrumentos de Tecla, com Samuel Monteiro (órgão), Guilherme Faure (órgão) e alunos da Universidade de Aveiro.
O primeiro Ciclo de Órgão de Leiria foi anunciado pelo Orfeão de Leiria.
Na organização, está também envolvida a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a Câmara Municipal de Leiria, a Paróquia de Leiria, o Seminário Diocesano de Leiria, a Confraria de Nossa Senhora da Encarnação e o movimento Órgãos de Tubos em Portugal.