Sociedade
Obras em Pedrógão Grande implicaram abate de 24 árvores, incluindo 14 sobreiros
Câmara promete plantar igual número de árvores no próximo Outono. Na zona em obras está também prevista a rearborização.
As obras de qualificação urbana em curso na vila de Pedrógão Grande implicaram o abate de 24 árvores (10 plátanos e 14 sobreiros, dez dos quais adultos e quatro jovens).
Em resposta a um pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, a assessoria de imprensa da Câmara explica que, no âmbito da empreitada, que “incide na zona conhecida por Vale da Manta”, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas autorizou o abate de 34 árvores, mas que no decorrer das obras, foi possível poupar dez sobreiros.
Aquela fonte frisa ainda que o projecto prevê uma faixa com 1,5 metros de largura que, no final da obra, “será arborizada com espécies que não comprometam as infra-estruturas criadas”, sem especificar quais.
Além disso, o Município irá plantar 24 sobreiros e carvalhos, “número igual ao de árvores abatidas”, num terreno que é propriedade da Autarquia localizado junto à zona em obras. Esta acção de reflorestação deverá ocorrer no próximo Outono.
A Câmara assegura ainda que não está previsto o abate de qualquer sobreiro, “muito menos centenários”, junto ao centro de saúde da vila, desmentido, assim, uma informação que, nos últimos dias, circulou nas redes sociais.
Segundo a Autarquia, um dos exemplares existentes no local apresenta “sinais de decrepitude”, mas “estão a ser desenvolvidos todos os esforços possíveis para que o mesmo seja preservado”.