Sociedade

Novo livro multiformato do Politécnico de Leiria promove leitura inclusiva

5 mai 2025 10:30

“O Dia Mágico de Pipo” está adaptado com e-book para desenvolver competências

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Foi lançado ao público, no dia 1 de Maio, o novo livro multiformato O Dia Mágico de Pipo, desenvolvido por Célia Sousa, coordenadora do Centro de Recursos para Inclusão Digital do Politécnico de Leiria (CRID), e por Miryam Pelosi, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Dia Mágico do Pipo agrega um e-book com estratégias para técnicos e familiares para o desenvolvimento das competências. É o 10.º livro infantil de Célia Sousa e foi apresentado no festival literário Flipoços e no 9.º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, no Brasil.

Focado em promover a inclusão de crianças com necessidades complexas de comunicação (NCC) em actividades de leitura compartilhada, no desenvolvimento da alfabetização da comunicação funcional, o livro contém elementos acessíveis para todas as crianças, mesmo que ainda não saibam ler convencionalmente, como ilustrações interactivas, textos em letra maiúscula, símbolos de apoio à leitura, e pranchas de comunicação, que ajudam a criança a interagir sobre a história, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

Miryam Pelosi esclarece, no comunicado, que “a comunicação é essencial para a sua participação ativa em histórias e brincadeiras do dia a dia e, para apoiar esse processo, utilizamos neste livro quatro estratégias muito importantes: modelagem, suporte graduado, scaffolding e ampliação de linguagem”.

O livro utiliza a estratégia de modelagem na comunicação aumentativa e alternativa (CAA) que consiste no uso de sistemas de comunicação alternativa para promover o envolvimento da criança no processo comunicativo. Célia Sousa aconselha a introduzir a CAA no quotidiano “em contextos lúdicos, como brincadeiras, jogos adaptados e leitura compartilhada, porque torna a aprendizagem mais natural e motivadora”.

“Muitas crianças com Necessidades Complexas de Comunicação não aprendem a usar sistemas de CAA apenas por exposição, precisando de ver estes sistemas a serem utilizados funcionalmente, para compreenderem a sua utilidade. Por isso, é importante que vejam os adultos a incorporar esta estratégia na sua rotina diária. A CAA é especialmente eficaz quando é aplicada em contextos lúdicos, como brincadeiras, jogos adaptados e leitura compartilhada, porque torna a aprendizagem mais natural e motivadora”, destaca Célia Sousa, citada na nota de imprensa.