Sociedade
Novo canil de Leiria ainda a aguardar projecto
O investimento previsto ronda 1,2 milhões de euros, dos quais 230 mil serão financiados pela DGAV no âmbito de uma candidatura já aprovada
Quase dois anos depois da apresentação do estudo prévio, o novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Leiria, vulgo canil, continua à espera da conclusão e aprovação do projecto. Segundo informação avançada ao JORNAL DE LEIRIA pela vereadora Ana Valentim, decorre ainda a elaboração do “ante-projecto, constituído por peças escritas e desenhadas”.
Questionada sobre as razões do atraso do processo, a vereadora alega que “o projecto carece de pareceres externos de seis entidades”, designadamente, E-Redes, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, da Direcção-Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV) e Serviços Municipalizados de Água a Saneamento.
“Só recentemente, o Município recepcionou o parecer favorável da DGAV, após alguma insistência”, refere Ana Valentim, adiantando que todos outros organismos já deram o seu aval ao projecto. O CRO será construído num terreno adquirido pela Câmara na Boa Vista, numa “zona de expansão urbana”, o que acarreta a infra-estruturação da área”, incluindo a criação de uma via de acesso, especifica a vereadora.
O investimento previsto ronda 1,2 milhões de euros, dos quais 230 mil serão financiados pela DGAV no âmbito de uma candidatura já aprovada.