Sociedade
Município de Alvaiázere distinguido com menção honrosa no Prémio Nacional de Educação 2024
Projecto educativo Oficina do Território destacado na categoria "Cultura e Património"
O Município de Alvaiázere foi distinguido com menção honrosa na edição de 2024 do Prémio Nacional de Educação, na categoria Cultura e Património, com o projecto educativo Oficina do Território.
Segundo a autarquia, esta iniciativa do Município de Alvaiázere em articulação com o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere integra as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). O projecto, que se iniciou no ano lectivo 2022/2023, "promove a sensibilização e educação ambiental, histórica e cultural dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
"Valorizando o território como recurso educativo, proporciona experiências únicas, como visitas ao Parque Botânico da Mata do Carrascal, ao Complexo Megalítico do Rego da Murta, ao Museu Municipal de Alvaiázere e outros marcos de relevância patrimonial, cultural e religiosa" e destaca-se "pela abordagem inovadora na valorização e promoção do património local junto das gerações mais novas", refere uma nota de imprensa.
Para a Câmara de Alvaiázere, a metodologia do projecto "assenta na cooperação activa entre o município, a comunidade educativa, associações locais, juntas de freguesia e empresas do concelho".
"Esta abordagem colaborativa não só enriquece a formação dos jovens como também reforça o sentimento de pertença e identidade territorial, contribuindo para a preservação e valorização do património cultural e natural de Alvaiázere", reforça o comunicado.
O presidente da Câmara Municipal, João Paulo Guerreiro, considera, citado na nota de imprensa, que “este reconhecimento reforça a visão de fazer de Alvaiázere um concelho cada vez mais atractivo, dinâmico e sustentável".
"Através de projectos como a Oficina do Território, apostamos não apenas na educação das nossas crianças, mas também na valorização do nosso património e na construção de uma comunidade mais coesa e consciente do seu papel na preservação do território", acrescenta.