Sociedade

Ministra do Ambiente dá luz verde à Praia do Urso

27 jul 2025 14:00

Situada na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, a praia é usada por naturistas

ministra-do-ambiente-da-luz-verde-a-praia-do-urso
A Praia do Osso da Baleia é a única reconhecida oficialmente
Ricardo Graça/Arquivo
Alexandra Barata

A ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, garantiu ao presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, que o concelho vai ter mais uma praia, à margem da inauguração da rede de saneamento básico em freguesias de Pombal e de Soure, no âmbito da cooperação destes dois concelhos, que decorreu no dia 8 de Julho.

Situada na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, a cerca de três quilómetros a sul da Praia do Osso da Baleia, a Praia do Urso é usada por naturistas, que acedem ao espaço através de aceiros.

O autarca revela que para avançar com a criação de acessos, uma casa de banho e um pequeno parque de estacionamento falta apenas um parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), cujo presidente, José Pimenta Machado, se encontrava na cerimónia. “A senhora ministra disse, à frente de toda a gente, que quer que aquela praia seja uma realidade”, conta, entusiasmado.

A criação de condições para que outras pessoas possam usufruir da Praia do Urso é um projecto antigo da autarquia, que apresentou uma candidatura ao Programa MAR2030, criado em Dezembro de 2022, para obter financiamento comunitário para esse fim. “Temos um projecto para fazer os acessos a essa frente de praia, ao qual o ICNF [Instituto de Conservação da Natureza e Florestas] deu um parecer positivo. Falta apenas a APA, para podermos avançar com a obra.”

Manter componente natural Pedro Pimpão assegura, contudo, que a ideia é manter a componente natural após a intervenção, para não descaracterizar a praia, que integra a rede naturista a nível internacional.

Nesse sentido, está previsto apenas criar acessos, uma casa de banho em madeira “muito minimalista”, e um pequeno parque estacionamento a cerca de 500 metros de distância, para os carros não destruírem as dunas.

“Queremos que seja praia dourada, tenha bandeira azul, e um nadador-salvador”, adianta o presidente da Câmara de Pombal. “Se tivermos o aviso do MAR2030 e a autorização da APA para avançar este ano, na época balneária de 2026 já vamos ter a praia aberta a todos”, acredita.

“A região ganha mais uma praia, mas diferenciadora, porque vai manter as características naturais, e atrair um tipo de turista com mais ligação à natureza e à sustentabilidade.”