Sociedade
Ministério garante que campo de tiro da Gândara “reúne condições técnicas e de segurança”
A informação consta da resposta à pergunta feita por deputados do Bloco de Esquerda, na sequência de denúncias sobre a actividade daquele campo de tiro.
O Ministério da Administração Interna (MAI) garante que o campo de tiro aos pratos do Clube Desportivo Campos do Lis, localizado na Gândara dos Olivais, freguesia de Marrazes, Leiria, “reúne as condições técnicas e de segurança” previstas na legislação.
A informação consta da resposta à pergunta feita por deputados do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República, na sequência de denúncias feitas sobre a actividade daquele campo de tiro.
Na resposta aos eleitos bloquistas, o MAI informa que a estrutura possui alvará “válido até 5/2/2024” e adianta que, na sequência das queixas apresentadas relativas ao ruído e à recolha dos resíduos provenientes dos disparos, foram efectuadas “várias vistorias” ao local.
Segundo a tutela, a última inspecção teve lugar a 31 de Maio de 2019 e pretendeu averiguar a “possível queda de chumbo nos campos de futebol que se situam na parte lateral direita do campo de tiro número quatro”.
Na sequência desta vistoria e “como medida cautelar”, os proprietários do campo de tiro foram “notificados para suspenderem a actividade no campo número quatro” e “para, no prazo de 90 dias, implementarem medidas que mitigassem a queda de chumbo para além da zona de segurança”, adianta o MAI.
Após essa notificação e, de acordo com aquele ministério, os responsáveis do campo de tiro comunicaram a decisão de “suspender definitivamente toda a actividade no campo n.º 4, passando o mesmo à situação de inactivo”.
Na resposta à pergunta feita pelos deputados do BE, o MAI refere ainda que o Decreto-Regulamentar nº. 06/2010 está “em fase de avaliação e ponderação de revisão, designadamente com novas medidas de protecção ambiental, em relação aos resíduos provenientes da actividade dos campos e carreiras de tiro.