Sociedade
Ministério da Justiça admite ceder casas do bairro da prisão de Leiria à câmara
Intenção da tutela é estabelecer acordo para a reabilitação das casas e a sua inclusão em programa de arrendamento acessível. Município está disponível para tal.
Depois de várias tentativas falhadas no passado, o Ministério da Justiça está agora disponível para ceder a gestão das casas devolutas do bairro da prisão de Leiria à câmara. Ao JORNAL DE LEIRIA, a tutela reconhece que esse património “apresenta características que justificam a sua inclusão num processo de transferência das competências de gestão para o município”, através do qual a autarquia assuma a recuperação dos imóveis, para colocação em programas de arrendamento acessível.
Segundo o Ministério da Justiça, já foi feito o levantamento “detalhado” do bairro prisional de Leiria, em termos de “tipologia, ocupação e estado de conservação”, trabalho semelhante ao que está em curso, noutros municípios, com o objectivo de “paulatinamente, serem encontradas soluções para os vários bairros prisionais existentes”. No caso de Leiria, há um total de 58 casas, sendo que mais de metade está desocupada.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.