Viver
Menino do Lapedo candidato a marca europeia
A Câmara de Leiria vai candidatar o Abrigo do Lagar Velho/Menino do Lapedo a Marca do Património Europeu (MPE), uma distinção da Comissão Europeia que, em Portugal, já foi atribuída à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Promontório de Sagres.
Depois de formalizada a candidatura, haverá uma pré-selecção a nível nacional, feita pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, um organismo do Ministério da Cultura.
A segunda fase de selecção caberá a um painel de especialistas independentes que, sob a responsabilidade da Comissão Europeia, indica os sítios a atribuir o título de MPE.
Esta distinção tem por objectivos “reforçar o sentimento de pertença à União Europeia”, com “base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural”, assim como promover a “diversidade nacional e regional”.
Na deliberação da Câmara de Leiria é sublinhado que esta iniciativa “não envolve a atribuição de qualquer tipo de financiamento” aos sítios ou aos Estados-Membros, mas os locais distinguidos com a MPE “gozarão de maior visibilidade” e serão envolvidos em actividades em rede reservadas aos sítios” que obtenha este título.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.