Economia
Melhoria nos negócios leva empresas a aumentar número de contratações
Uma maior dinâmica na actividade e a necessidade de rejuvenescer equipas estão por trás do aumento das contratações que muitas empresas da região estão a fazer
Técnicos superiores de gestão financeira e de análises clínicas; técnicos de logística; assistentes comerciais; operadores de CNC; desenhadores de moldes. Estas são algumas das tarefas para as quais várias empresas da região estão a recrutar.
Aqui, como no resto do país, há mais empresas a contratar, segundo um estudo da consultora Mercer, que ouviu 305 sociedades e analisou 160232 postos de trabalho.
De acordo com este estudo, 49% das empresas inquiridas prevê aumentar o efectivo de colaboradores este ano, “reforçando a tendência de crescimento verificada em 2015”, quando já 26% tinha intenção de o fazer.
Por outro lado, 44% das organizações ouvidas refere que pretende manter o número de colaboradores e apenas 7% admite reduzir equipas.
“Em 2015, o PIB [Produto Interno Bruto] real cresceu 1,5%, seguindo a tendência do ano anterior. Em 2016, as estimativas apontam para uma expansão semelhante e para 2017 prevê-se uma continuação da tendência de crescimento, com previsões que apontam para 1,7%. É uma conjuntura que também contribui para o aumento significativo da intenção de contratação de novos colaboradores”, refere Tiago Borges, responsável da área de estudos de mercado da Mercer.
Em Leiria, nas últimas semanas, nota-se um aumento dos anúncios de emprego. Se é verdade que a maioria deles pede trabalhadores para a indústria de moldes, nomeadamente técnicos especializados, também é verdade que há ofertas para motoristas de pesados, profissionais de montagem de estores, bate chapas, administrativos, empregados de armazém e vendedores, entre outras.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.