Sociedade

Maternidade das Caldas da Rainha atinge 1000 partos desde a reabertura

13 nov 2024 10:31

Unidade celebra hoje o primeiro aniversário da sua reabertura, após a requalificação no bloco de partos

maternidade-das-caldas-da-rainha-atinge-1000-partos-desde-a-reabertura
.
Ricardo Graça/Arquivo

Um ano depois da sua reabertura, a maternidade das Caldas da Rainha realizou 1000 partos, número alcançado ontem, terça-feira, à noite.

Este serviço da Unidade Local de Saúde do Oeste celebra hoje o primeiro aniversário da sua reabertura, no dia 13 de Novembro de 2023, após obras de requalificação, que abrangeram o bloco de partos e a zona de internamento da obstetrícia e que custaram cerca de 1,3 milhões de euros.

No segunda-feira, apenas dois dias antes da comemoração do seu primeiro aniversário de reabertura, a unidade registou 14 partos, “o que demonstra a importância da maternidade na região Oeste e a confiança crescente da população nos serviços disponíveis”.

“A reabertura da maternidade no ano anterior representou uma grande conquista para a comunidade local, que enfrentou a suspensão dos serviços durante o período de obras de reabilitação para remodelação do internamento de Obstetrícia e do bloco de partos, com o objectivo de melhorar as condições de qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais de saúde”, adianta um comunicado.

Com um investimento global de 1.347.487,39 euros, dos quais 401.255,60 euros foram financiados no âmbito do programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do SNS, no âmbito de candidatura apresentada, 725 mil euros financiados pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha, e 221.231,79 euros suportados pelo Centro Hospitalar do Oeste.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência directa da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².