Sociedade
Marinha sem quedas previne acidentes entre os mais velhos
Programa de saúde comunitária na Marinha Grande.
Uma em cada três pessoas com 65 ou mais anos anos sofre, pelo menos, uma queda por ano, sendo esta a principal causa de morte acidental nesta faixa etária. Por outro lado, muitas das vítimas desses incidentes acabam por nunca mais recuperar a capacidade funcional que tinham antes.
Com o objectivo de os prevenir, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde da Marinha Grande inicia, este mês, o programa Marinha sem quedas. Tendo como público-alvo as pessoas que completaram 70 anos no ano transacto, o programa é constituído por oito sessões teórico- práticas.
Estas sessões decorrerão, semanalmente, no centro de saúde e irão ensinar os utentes a ter uma casa “mais segura” e menos propensa a acidentes, a saberem agir em caso de queda, a movimentarem- se e a evitar intoxicações, queimaduras e outros acidentes domésticos.
“A alteração da disposição dos móveis, o tipo de calçado que se usa ou a colocação de barras de apoio na habitação e a eliminação de barreiras arquitectónicas em casa e no meio envolvente podem fazer muita diferença”, sublinha a enfermeira Sandra Neves.
Por outro lado, frisa esta técnica especialista em reabilitação, quando não se consegue, de todo, retirar esses obstáculos, “é preciso saber identificá-los e redobrar os cuidados”.
“As quedas são a principal causa de lesão nos idosos, muitas vezes com consequências graves, atirando essas pessoas para uma situação de dependência”, afirma a enfermeira.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.