Viver
Luís Miguel Cintra e Pilar del Río no mosteiro
O director do mosteiro da Batalha apresentou na quinta-feira as actividades culturais previstas este ano para o espaço
O director do mosteiro da Batalha apresentou na quinta-feira as actividades culturais previstas este ano para o espaço e a programação é de grande qualidade. No dia 18 de Junho, Saul Gomes ajuda os visitantes a descobrir o espaço, através dos livros.
No dia 25, será a vez de Cristina Barreira dar a conhecer as gárgulas do mosteiro. Haverá ainda sete conferências com oradores que vão de Freitas do Amaral a Bagão Felix, passando por Oliveira Martins (14 de Maio) e Pilar del Río.
Em Junho e Julho, a música será a grande aposta, com vários grupos corais a passarem pelo espaço. Em Setembro, Luís Miguel Cintra (na foto) inaugura leituras encenadas com alguns dos mais importantes textos bíblicos.
Na apresentação da programação, o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista dos Santos, revelou que o mosteiro vai passar a ser Panteão Nacional. “O Projecto Lei está fechado, entregue e em redacção final, devendo seguir, nos próximos dias, para promulgação. ”
O autarca abordou ainda a retirada do trânsito excessivo da frente do mosteiro, referindo que irá abordar a questão da abertura, sem portagens, da A19, ainda este mês ao ministro das Infra-estruturas, Pedro Marques. Batista dos Santos acredita que o Governo, por já ter demonstrado “terá disponibilidade para diálogo”.
Veja o programa completo em www.jornaldeleiria.pt .
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo