Sociedade
Lixo da região 'dá luz' há 15 anos e já produz energia para 5.800 pessoas
Electricidade gerada a partir do biogás recolhido na Valorlis.
Há 15 anos, que o lixo dos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós 'dá luz'. Foi a 16 de Fevereiro de 2004 que teve início o aproveitamento do biogás gerado no aterro sanitário da Valorlis, a partir dos resíduos depositados, para a produção de electricidade
Desde então, já foi gerada energia suficiente para abastecer, durante todo o ano, 1.930 famílias, correspondendo a um aglomerado de 5.800 habitantes (por exemplo, a população da freguesia de Vieira de Leiria).
De acordo com dados facultados pela empresa, desde que o biogás começou a ser captado, primeiro no aterro e, a partir de 2011, também na central de tratamento mecânico e biológico (TMB), até Dezembro de 2018, já foram produzidos 110.020 MWh (mega watts).
O valor recorde de produção de biogás e, consequentemente, de energia eléctrica, foi registado em 2014, com 16 mil MWh, gerados a partir do aterro e daquela central de valorizaç&
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.