Viver
Livraria encenou leituras de Al Berto
Leituras Encenadas regressam dia 21
O sábado passado foi dia de Leituras Encenadas, na Arquivo Livraria, em Leiria. Perante uma plateia atenta, o actor do Te-Ato, David Teles encetou uma leitura que saltitou entre entradas nos diários do poeta escolhido para esta sessão, Al Berto, e suas poesias seleccionadas.
Vagueando pelo espaço da livraria, repartiu com os presentes pensamentos e versos. Num espaço ao centro, fez um "canto da escrita", qual ninho de ave canora que, trinando, lança louvores às musas. No final, com o ocaso da sessão, deu-se o desaparecimento do poeta/actor para fora de portas.
Nuno Jordão, actor do GrETUA (Aveiro) foi, pela primeira vez a uma leitura encenada e ficou comovido com o que viu. “Os textos escolhidos foram perfeitos e o actor fez muito bem o seu papel de não só na declamação, como na encarnação de uma versão do poeta”, conta. Já conhecia Al Berto de nome, mas, admite, este ainda estava “na lista de escritores-que-tenho-de-arranjar-tempo-para-ler”.
De uma xícara de chá na mão, os presentes escutaram ainda música seleccionada por Álvaro Romão, enquanto David Teles se deslocava entre cada local de declamação. “Ainda não conhecia o poeta Al Berto mas subiu para o topo da lista de escritores que tenho de ler tudo e mais alguma coisa”, resume Joana Gonçalves, que também esteve pela primeira vez na Leituras Encenadas. As próximas serão no dia 21, às 19 horas.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo