Sociedade

Leiria faz estudo de tráfego para reorganizar mobilidade no centro da cidade

8 abr 2025 14:00

Estudo inclui contagem de veículos e inquéritos aos automobilistas, a decorrer em vários pontos da cidade

leiria-faz-estudo-de-trafego-para-reorganizar-mobilidade-no-centro-da-cidade
Pedonalização da 'rua Direita' volta a estar em cima da mesa
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Recolher dados com vista à reorganização do tráfego no centro da cidade, nomeadamente, na zona histórica, é o objectivo do estudo que está a ser feito por uma empresa contratada pelo Município de Leiria.

O trabalho de campo está a decorrer e, segundo o vereador da Mobilidade, Luís Lopes, inclui contagem de veículos e inquéritos aos automobilistas em quatro pontos “estratégicos” da cidade: ponte junto à 'rotunda do Sinaleiro', largo da República, início da avenida Combatentes da Grande Guerra e parte final da avenida Heróis de Angola.

Luís Lopes explica que o estudo pretende recolher dados para perceber “o tipo de utilização” que os automobilistas fazem da cidade, com especial incidência no centro histórico. “Queremos perceber quem vai, de onde vem, com que frequência e que circuitos fazem”, especifica.

Segundo o vereador da Mobilidade, o estudo pretende também aferir as “motivações” de quem usa o automóvel para circular no centro cidade, em especial, na zona histórica. Por exemplo, se o faz porque trabalha ou que vive nessa zona ou se está apenas de passagem.

“É uma caracterização do ‘estado da arte’ actual, com a dados quantificativos, mas também auscultando as pessoas e convidado-as a responder ao inquérito”, avança Luís Lopes, adiantando que o objectivo final é “rever a organização” do trânsito no centro histórico, nomeadamente, na 'rua Direita'. “Um eventual condicionamento da circulação tem de ter sustentação”, alega.

O estudo de tráfego está a ser desenvolvido pela Soltráfego e o trabalho de campo deverá ficar concluído nos próximos dias. Seguir-se-á a análise e tratamento dos dados, que, segundo Luís Lopes, serão depois partilhados no âmbito da segunda fase do Plano de Acção e Mobilidade Urbana Sustentável que está em curso.