Sociedade

Leiria aprova projectos para requalificar escolas D. Dinis e Afonso Lopes Vieira

18 abr 2023 19:37

Investimento nas duas escolas de Leiria rondará os 12 milhões de euros.

leiria-aprova-projectos-para-requalificar-escolas-d-dinis-e-afonso-lopes-vieira
Imagem do projecto de intervenção na EB 2,3 D. Dinis
DR

Doze milhões de euros é o valor estimado para as obras de requalificação da Escola Básica 2/3 D. Dinis e da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), cujos projectos foram aprovados, esta terça-feira, em reunião de câmara.

Em comunicado, a câmara explica que a intervenção na D. Dinis, estimada em 7.150.000 euros, contempla a remoção integral do fibrocimento com amianto, a requalificação funcional e arquitetónica dos edifícios e espaços exteriores, a ampliação de um pavilhão para aumento do número de salas de aulas (e do número de turmas). A melhoria do conforto ambiental é outra das apostas do projecto, que visa também “potenciar a utilização das infra-estruturas desportivas exteriores”.

A proposta de intervenção na Escola Básica 2/3 D. Dinis prevê ainda a construção de uma cobertura exterior de ligação entre pavilhões. Além de “fazer face às condições climatéricas”, esse espaço funcionará como “elemento agregador social da comunidade estudantil, criando um auditório ao ar livre”, salienta a nota de imprensa da câmara, segundo a qual, “a arborização existente deverá ser mantida”.

O pavilhão da escola D. Dinis, será também intervencionado, “com alteração da sua configuração arquitectónica” e a ampliação para a prática da modalidade de Boccia. Haverá ainda “melhoria acústica”, para possibilidade de utilização do espaço como auditório.

Em relação à ESALV, cuja requalificação deverá custar 4.939.168,45 euros, o projecto de execução prevê “a melhoria dos materiais térmicos e acústicos, a compatibilização do edificado com as exigências de ventilação, climatização e de segurança, a melhoria do ambiente estético e modernização de equipamentos e mobiliário interior”.

No exterior, a entrada principal da ESALV, será reformulada e haverá lugar à criação de um parque para bicicletas, de um campo de jogos, de um anfiteatro, de uma esplanada, de hortas e de um circuito de manutenção com distância máxima de um quilómetro.

Considerados “prioritários” para o município, os projectos serão sujeitos a candidatura a fundos comunitários e pretendem “resolver problemas estruturais, modernizar os equipamentos e adequar os espaços letivos e não lectivos às actuais exigências curriculares, bem como melhorar as condições de conforto e de eficiência energética”, sublinha a câmara.