Sociedade
Jovens de Pombal vão a eleições para o Executivo Jovens Autarcas
Eleições estão agendadas para dia 9
Durante um ano, vários jovens do concelho de Pombal vão calçar os sapatos de autarcas, tomar lugar num verdadeiro Executivo camarário e Assembleia Municipal paralelos.
Para fazer parte destes órgãos autárquicos, os estudantes do 7.º ao 11.º ano e com idades entre os 12 e 16 anos, vão ser alvo de sufrágio.
O candidato mais votado será o Jovem Autarca de Pombal, uma espécie de "presidente da câmara".
Os eleitos que ficarem em segundo e terceiro lugares serão Jovens Vereadores, constituindo o “Executivo Jovens Autarcas”.
Os restantes candidatos compõem a “Assembleia de Jovens Autarcas”.
A campanha para a eleição de Jovem Autarca de Pombal arrancou na terça-feira, dia 23 de Novembro, com a participação de 11 candidatos.
Na sexta-feira será realizado, às 19 horas no Café Concerto, um debate com todos os candidatos.
Esta iniciativa é promovida pelo Município de Pombal, que, em nota, explica que "pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos".
Ao todo, foram recebidas 11 candidaturas de alunos dos três agrupamentos de escolas - Guia, Gualdim Pais e Pombal -, e do Colégio João de Barros.
A campanha eleitoral decorre até 7 de Dezembro, estando as eleições agendadas para dia 9, em cada uma das escolas aderentes.
A mesa eleitoral é constituída por representantes do município, do corpo docente e não docente, e dos alunos.
Há a possibilidade de votação antecipada entre os dias 3 e 8 de Dezembro, para os alunos das escolas não aderentes.
Após a tomada de posse, o mandato durará um ano, de forma a permitir ao Jovem Autarca conciliar as suas actividades escolares e extracurriculares com as funções de "autarca".
Motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável; Sensibilizar os jovens para as questões do poder local;