Sociedade
Jovens de Ourém convidados a reflectir sobre os desafios da União Europeia
Nova edição da Assembleia Jovem de Ourém assinala os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia
Os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia - Desafios e oportunidades para os jovens é o tema da edição deste ano da Assembleia Jovem de Ourém (AJO), uma iniciativa que envolve alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do secundário e do profissional.
Promovido pela Assembleia Municipal de Ourém (AMO), o projecto pretende nesta edição “incentivar a reflexão crítica sobre o impacto da integração europeia na vida dos jovens, destacando oportunidades nas áreas da educação, mobilidade, emprego, cidadania e desenvolvimento local, bem como os desafios que se colocam às novas gerações”.
Para João Moura, presidente da AMO, “assinalar os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia é também um convite para que os jovens de Ourém reflictam sobre o seu papel na Europa de hoje e de amanhã”. A Assembleia Jovem “é uma oportunidade única para participarem, darem voz às suas ideias e ajudarem a construir soluções para o futuro do nosso concelho”, afirma João Moura, citado numa nota de imprensa.
Segundo o mesmo comunicado, no âmbito da preparação da presente edição já foram realizadas visitas às escolas, com o objectivo de divulgar o tema, esclarecer o funcionamento da AJO e “mobilizar os alunos para uma participação activa e informada”.
O calendário da presente edição determina que a eleição dos representantes da AJO em cada escola decorra até ao dia 16 de Fevereiro. Segue-se depois a submissão das candidaturas e projecto, cujo prazo termina a 20 de Março. Já a sessão da Assembleia Jovem de Ourém, durante a qual serão as propostas serão apresentadas, debatidas e votadas realiza-se durante o mês de Abril, em data a marcar.
Já a oitava edição, a iniciativa pretende ser “um espaço privilegiado de aprendizagem e exercício de cidadania”, desafiando os jovens a debater ideias, apresentar propostas e compreender o funcionamento das instituições democráticas, “reforçando a ligação entre os jovens e o poder local".