Desporto

Joana Moreira vai da Marinha Grande até ao Mundial Amador de Karts

26 abr 2025 15:30

A piloto será a primeira mulher portuguesa a participar na competição mundial, que decorre em Julho

joana-moreira-vai-da-marinha-grande-ate-ao-mundial-amador-de-karts
Inês Gonçalves Mendes

Passaram somente dois anos desde que Joana Moreira foi arrebatada pelo mundo do automobilismo e, em Julho, já tem lugar marcado na grelha de partida da maior competição mundial de karting amador, a Sodi World Series.

A paixão pelos karts já corre no sangue da família, com o pai e o irmão mais velho a dedicarem-se à modalidade, e o que seria somente um desafio e uma experiência diferente depressa se transformou na paixão desta, agora, piloto, que participa anualmente nos Troféus de Karting da Linksport.

O “bichinho” estava criado e, até agora, ainda não largou o volante. Dada a falta de mulheres portuguesas que dedicam à modalidade, não era contemplada uma quota feminina para a participação de Portugal no Mundial.

Sabendo desta condicionante, e cada vez mais a evoluir no panorama nacional, Joana Moreira, que reside no concelho da Marinha Grande há oito anos, não desistiu. “Existem vagas, chamadas wild cards, que a organização decide atribuir a pilotos que pedem ou a quem querem dar uma oportunidade de participar nas finais”, explica.

A consultora de profissão formalizou este pedido em Novembro e frisou a vontade de ser a primeira mulher a representar Portugal neste campeonato mundial amador. Já não esperava uma resposta positiva, que chegou este mês.

Joana Moreira já se prepara para o campeonato e é nos kartódromos de Leiria e Batalha onde conduz mais horas, mas a curta carreira desta piloto já passou por todo o País.

A especialista em sprints – que finalizou a categoria platina do troféu em 6.º lugar – já abraça novos desafios. Além de se dedicar à categoria endurance, com distâncias maiores e onde ficou em 2.º lugar por equipas na Categoria Amador na prova nacional, está até ao início da próxima semana a gerir uma equipa de quatro pilotos que participa no Campeonato de Endurance do Dubai, inserida nas competições mundiais.

O ambiente sentido em cada prova é aquilo que “incentiva esta paixão de querer fazer cada vez mais e ser melhor”, refere.