Viver

Jazz Valado. Os primeiros concertos na BIR abrem as fronteiras do festival

16 mai 2024 13:30

O pianista espanhol Abe Rábade e o guitarrista sérvio Rale Micic actuam esta sexta-feira em Valado de Frades

jazz-valado-os-primeiros-concertos-na-bir-abrem-as-fronteiras-do-festival
Um dos momentos mais aguardados da edição deste ano do festival
Olga Brycht

Tendo já actuado em lugares emblemáticos como o Carnegie Hall e o clube Blue Note, ambos em Nova Iorque, o pianista espanhol Abe Rábade e o guitarrista sérvio Rale Micic apresentam-se em duo no primeiro concerto de 2024 a acontecer na sala da Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) no contexto do 27.º Festival de Jazz de Valado de Frades, que é também o primeiro com nomes internacionais. Esta sexta-feira, com início às 22 horas e bilhetes a 10 euros (8 euros para sócios, estudantes e seniores).

É um dos momentos mais aguardados da edição deste ano do Jazz Valado e deverá apoiar-se num repertório em que os dois músicos exploram a tradição sérvia e galega, o cancioneiro de standards americanos e também as suas próprias composições.

No sábado, também às 22 horas e na sala da BIR, em Valado de Frades, o projecto Mano a Mano, dos irmãos Bruno Santos e André Santos, convida Rita Redshoes (voz) para um concerto que promete misturar o mundo pop da compositora e multi-instrumentista com a sonoridade jazzística do duo de guitarristas.

Já com cinco discos editados – em 2023 lançaram o álbum-livro Trilogia das Sombras – Bruno Santos e André Santos costumam utilizar guitarras eléctricas e efeitos e ainda instrumentos tradicionais como o rajão e o braguinha.