Viver
Investigadores de seis países nas jornadas de etnografia em Leiria
Mais de 100 participantes estão inscritos e outros tantos vão acompanhar os trabalhos à distância através da internet
Portugal, Ucrânia, Brasil, Espanha, Argentina e México estão representados na quarta edição das Jornadas Internacionais de Etnografia, em Leiria, que se realizam no sábado, 16 de Novembro, no Centro Social e Paroquial da Caranguejeira.
Do Instituto Val de Xalima, em Espanha, Jesus Pinero vai falar sobre o contrabando de volfrâmio durante a segunda guerra mundial, enquanto Yuliya Hryhor'yeva, do núcleo de Leiria da Associação dos Ucranianos em Portugal, apresentará as cores, os tecidos e os acessórios dos trajes ucranianos dos séculos XIX e XX.
No programa, que se estende entre as 9 e as 17 horas, constam comunicações sobre a rabeca, pelo artesão e construtor de instrumentos Valmir Rosa, do Brasil, e sobre o espaço sagrado da cidade de Tenochtitlán, por Maria Montserrat Camacho Angeles, da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, no México, e uma apresentação focada na arte musical, por Franco Chirife, músico e compositor da Argentina.
Além dos convidados internacionais, vários oradores portugueses participam nos quatro painéis, com os temas “Rotas do conhecimento e saber-fazer”, “Arte e etnomusicologia”, “Museologia e sociedade” e “Da tradição ao contemporâneo”.
As quartas Jornadas Internacionais de Etnografia são promovidas pelo Município de Leiria, através do Agromuseu Municipal Dona Julinha, e reúnem historiadores, antropólogos e investigadores.
Segundo Adélio Amaro, estão inscritas mais de 100 pessoas e outras tantas vão acompanhar os trabalhos à distância, através da transmissão online. Para o coordenador do evento, a área da etnografia coloca actualmente dois desafios: a preservação das tradições e a adaptação das tradições aos dias de hoje.
No encerramento, está prevista a participação da vereadora Anabela Graça, que deverá anunciar a freguesia e as datas em que vão realizar-se as próximas Jornadas Internacionais de Etnografia em Leiria, em 2025.
No domingo, 17 de Novembro, no Auditório da Filarmónica das Chãs, o maestro João Gaspar apresenta o projecto e CD Origens, gravado este ano.