Economia

Hotel Montebelo, no Mosteiro de Alcobaça, vence Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

4 jun 2023 11:08

Cinco estrelas, do Grupo Visabeira, foi assinado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura

hotel-montebelo-no-mosteiro-de-alcobaca-vence-premio-nacional-de-reabilitacao-urbana
Hotel foi inaugurado em Novembro do ano passado
DR

A reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, projecto assinado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, que deu origem ao Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, foi distinguida na 11.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

A obra foi galardoada na categoria de Turismo deste prémio, uma iniciativa da Vida Imobiliária com o alto patrocínio do Governo da República Portuguesa, através do Ministério da Cultura.

O prémio à reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça foi atribuído por um júri constituído por personalidades da área académica e profissional, tendo a cerimónia de entrega decorrido Palácio Nacional da Ajuda.

A reconversão do Claustro do Rachadouro, no Mosteiro de Alcobaça, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista do Património Mundial da Unesco desde Dezembro de 1989, naquela que é a sétima unidade hoteleira do Grupo Visabeira em Portugal, foi um projecto de grande complexidade no qual a empresa investiu 24,5 milhões de euros, realça o hotel em nota de imprensa.

"O projecto teve a assinatura do prestigiado arquitecto Eduardo Souto Moura, cuja obra é reconhecida e valorizada à escala global, como atestou a atribuição do Prémio Pritzker em 2011, o mais relevante prémio internacional no universo da arquitectura. O conceito do arquitecto Eduardo Souto Moura para ressuscitar o vetusto edifício foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos", salienta a mesma fonte.

"Esta visão de arquitectura conseguiu destacar o virtuosismo e qualidade de materiais nobres como a pedra, a madeira, as peles, o aço e o vidro, em perfeita união com as seculares raízes do edifício e o irrepreensível respeito pelas pré-existências e pela história do Mosteiro, acentuando desta forma a reversibilidade material que constitui uma referência desta intervenção", expõe ainda.

Além do projecto, o arquitecto Eduardo Souto Moura foi, também, o responsável pelo design do mobiliário, especialmente desenvolvido para o hotel e pela decoração do espaço, onde integrou, inclusivamente, algumas peças de autor do seu colega e amigo Álvaro Siza Vieira, faz saber a unidade hoteleira.

Inaugurado em Novembro de 2022, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, unidade de 5 estrelas, está dotado com 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos; quartos familiares; suites e uma master suite.