Viver
Hope: o EP de Ricardo Fiel que os Slowdive adoram
Membro fundador dos Phase estreia-se a solo como Moon Cowboy e as receitas revertem a favor de uma instituição para surdos frequentada pelo filho de Rachel Goswell
É muito anos 90, deliberadamente shoegaze e dream pop. Mas acaba de chegar à internet. Hope é o primeiro EP a solo de Ricardo Fiel, membro fundador dos Phase, de Leiria, que assina agora como Moon Cowboy.
Na plataforma Bandcamp desde quinta-feira, 18 de Fevereiro, Hope tem masterização de Simon Scott, dos Slowdive, banda formada em 1989 no Reino Unido que ajudou a definir os subgéneros dream pop e shoegaze no universo indie rock.
Todas as receitas de Hope recolhidas através do Bandcamp revertem a favor da Deaf Academy UK, uma instituição britânica de ensino para surdos com alunos entre os 5 e os 25 anos.
Rachel Goswell, vocalista dos Slowdive, que tem um filho a frequentar a Deaf Academy, já se manifestou nas redes sociais. Não só retweetou a publicação de Ricardo Fiel que oficializa o lançamento do EP como escreveu no Facebook: “Um pedaço adorável de shoegaze (...) Maravilhoso Ricardo Fiel!”
Os próprios Slowdive retweetaram comentários muito positivos sobre Hope.
Disponível para download desde 3,99 dólares, ou 3,28 euros, o EP inclui quatro faixas: Meditation, Bliss (remasterizado), 100 Days e Hammock. Foi gravado em casa por Ricardo Fiel, que escreveu todos os temas.
O músico explica ao JORNAL DE LEIRIA que está a preparar novas campanhas de angariação de donativos, a favor de outras instituições, além da Deaf Academy UK.
O primeiro single, Bliss, chegou em Novembro de 2020 e representou a estreia a solo do antigo guitarrista de Phase, algo que planeava há cerca de 15 anos, desde a gravação de Our Hearts Will Beat As One, o segundo álbum de David Fonseca, em que Ricardo Fiel participa.
Rachel Goswell colaborou com os Phase em Hey Girl. O quarteto de Leiria fundado nos anos 90 que os Silence 4 puxaram para a primeira parte de vários concertos veio a afirmar-se por talento próprio, com méritos confirmados no álbum Fifty Two Minutes Of Your Time, gravado em Inglaterra e editado em 2000 pela Universal, com produção de Darren Allison, nome ligado a trabalhos de Spiritualized e The Divine Comedy, por exemplo.
Depois de um longo silêncio, os Phase gravaram um tema inédito em 2014 e apresentaram-se ao vivo no Natal de 2015, em Leiria.