Sociedade
Homem detido em Leiria por provocar fogo com queima não autorizada
Incêndio aconteceu este domingo, na localidade de Caldelas, freguesia de Caranguejeira, Leiria

A GNR de Leiria deteve, este domingo, um homem de 44 anos, por fogo florestal. O incêndio deflagrou pelas 16:50 horas desse dia, na localidade de Caldelas, freguesia da Caranguejeira, e teve origem numa queima não autorizada de sobrantes de madeira feita pelo suspeito.
Segundo um comunicado da GNR, o alerta dava conta da existência de um incêndio activo nas traseiras de uma habitação. As diligências desenvolvidas pelos militares da GNR enviados para o local, “permitiram identificar e deter o suspeito” pela autoria do fogo, que consumiu cerca de 3.000 metros quadrados de área florestal, composta por mato e povoamento misto”, informa aquela nota de imprensa.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Leiria.
A propósito deste caso, o Comando Territorial da GNR recorda que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal” e esclarece que as mesmas estão interditas “sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ ou ‘máximo’ e, fora desses períodos, dependem de autorização ou de comunicação.
“Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel”, recomenda a GNR.