Sociedade
Homem agredia os pais para lhes tentar extorquir dinheiro
Vítimas, residentes no concelho de Leiria, têm 76 e 78 anos e eram alvo de maus-tratos físicos e psicológicos

A GNR de Leiria anunciou, esta terça-feira, a detenção de um homem de 52 anos por violência doméstica. As vítimas, de 76 e 78 anos, são os pais do suspeito, alvo de maus-tratos físicos e psicológicos. Fonte da GNR avança que as agressões eram “mais direccionadas ao pai” e aconteciam quando o filho “lhes tentava extorquir dinheiro”.
Segundo um comunicado do Comando Territorial da GNR, a detenção aconteceu no âmbito de uma investigação levada a cabo pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Leiria, que permitiu apurar que “o agressor infligiu agressões físicas e psicológicas contra as vítimas, os seus progenitores”, culminando no cumprimento de um mandado de detenção.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Leiria. O suspeito ficou sujeito a termo de identidade e residência e foi submetido a uma perícia psiquiátrica.
Naquela nota de imprensa, a GNR frisa que a violência doméstica “é um crime público e denunciar é uma responsabilidade colectiva” e relembra que, quem precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, deve participar os casos.
A denúncia pode ser feita através do portal da queixa electrónica (https://queixaselectronicas.mai.gov.pt), do número de telefone 112, num posto da GNR ou através das aplicações App MAI112 (http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx) e SMS Segurança (www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca), ambas direccionadas a pessoas surdas