Sociedade

Grutas de Mira de Aire fechadas a visitas devido a inundação

23 jan 2025 15:17

Ao início da tarde, a zona visitável estava com dois metros de altura de água

grutas-de-mira-de-aire-fechadas-a-visitas-devido-a-inundacao
Grutas de Mira de Aire já receberam mais de oito milhões de visitantes
Ricardo Graça/Arquivo

As Grutas de Mira de Aire estão encerradas devido à inundação provocada pela chuva intensa que se fez sentir nos últimos dias. Segundo Carlos Alberto Vieira, administrador da empresa que gere o complexo turístico, ao início desta tarde, a parte visitável das grutas estava com “dois metros de altura de água”.

“Já teve três metros, mas, entretanto, começou a baixar. Se se mantiver essa tendência, talvez consigamos reabrir amanhã à tarde”, avança o responsável, frisando que serão necessários trabalhos de limpeza e de ligação da componente eléctrica da gruta.

Carlos Alberto Vieira adianta que o encerramento foi decretado ontem, a meio da amanhã, quando o nível de água começou a subir. “Ainda tivemos uma visita de estudo com alunos de uma escola da Chamusca, que conseguiram fazer o percurso sem constrangimentos, mas depois tornou-se impraticável”, explica, adiantando que, durante a tarde de ontem, o nível de água “baixou consideravelmente”. Contundo, “com a chuva da noite, voltou a subir”.

A intensidade da pluviosidade dos últimos diz fez-se também sentir nas várias nascentes que alimentam, que estão com “uma força brutal”, assinala o responsável das grutas. Já na captação de água que abastece Mira de Aire houve, pela “terceira vez em 60 anos”, água a escorrer para a designada ‘galeria ladrão’, para onde a água esgota quando atinge determinado nível para evitar que danifique os equipamentos.

(Veja o vídeo publicaddo pelas Grutas de Mira de Aire)