Viver
Grupo Gráfico: Paper View lança programa de workshops
A tipografia é a primeira arte sob escrutínio, já no início do ano
O mês de Janeiro traz um novo projecto com o carimbo da Paper View, território de ideias onde se acredita que o livro é, provavelmente, a invenção mais decisiva na história da Humanidade.
Através de um calendário de workshops a realizar ao longo do ano, para todas as idades e níveis de aprendizagem, o Grupo Gráfico tem como objectivo a valorização do suporte físico e vai fornecer a cada participante conhecimento em diversas formas de impressão.
Com centenas de obras de autores nacionais e internacionais distribuídas para vários países a partir de Leiria, a Paper View é responsável pelo festival Letra, já com duas edições, em que se apresentaram ao vivo, entre outros, artistas como Jaap Blonk, Alfredo Costa Monteiro, Cia Rinne e Christian Bök, com espectáculos no Teatro Miguel Franco e noutros pontos da cidade.
A editora, livraria, galeria e reprografia dirigida por Sal Nunkachov e especializada em poesia concreta e visual mantém, por outro lado, um departamento dedicado à poesia sonora, que lança discos de vinil e cassetes com o selo Hearsay.
Se equipamentos antigos e por vezes fora de moda diferenciam o espaço Paper View na Avenida Nossa de Fátima, também o Grupo Gráfico apresenta “como função primordial”, segundo Sal Nunkachov, “a preservação do material que permite a inscrição do imaterial”. Pelo caminho, o resgate de técnicas que proporcionam autonomia e independência na expressão da criatividade seguirá lado a lado com o propósito de “usar o obsoleto para que este seja menos obsoleto”.
Já no próximo mês, todos os habitantes do universo analógico que ambicionam deixar uma marca no exterior do digital passam a contar com uma nova resposta que pode ser frequentada por módulos. “Alguns workshops são direccionados mais para crianças, outros para público adulto. Numa primeira fase, serão workshops de iniciantes, pelo que poderão ser frequentados por quem não tenha grandes noções das técnicas e queira tomar contacto com elas”, antecipa o fundador da Paper View, que com o Grupo Gráfico pretende “resolver questões e indagar o mundo, confrontando-o com a nossa experiência” e “fazendo uso da criação como ferramenta de afirmação pessoal”.
O arranque, em Janeiro, coloca o foco na tipografia. As inscrições já estão abertas. Serigrafia e encadernação são outras áreas que vão estar sob escrutínio.