Sociedade
GNR condecora Santuário de Fátima com a medalha D. Nuno Álvares Pereira
Condecoração reconhece a “cooperação e a excelente relação institucional” entre o Santuário de Fátima e a Guarda Nacional Republicana
O Santuário de Fátima foi condecorado com a Medalha D. Nuno Álvares Pereira – Mérito da Guarda Nacional Republicana, entregue pelo comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Veloso, ao reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas. A entrega da medalha teve lugar, este domingo, no final da Peregrinação da Bênção dos Capacetes, que juntou cerca de 180 mil pessoas na Cova da Iria.
De acordo com o despacho da condecoração, lido durante a cerimónia, a distinção reconhece a “cooperação e a excelente relação institucional” entre o Santuário e a GNR. O despacho considera de “elementar justiça” reconhecer os serviços do Santuário de Fátima, “dos quais resultaram significativos contributos para o êxito da cooperação institucional, eficiência, prestígio e cumprimento da missão atribuída à Guarda Nacional Republicana”.
Citado num comunicado do Santuário, Carlos Cabecinhas considerou a distinção como “uma honrosa distinção” que agradeceu em nome pessoal e em nome da instituição. Para o reitor, a distinção é o reconhecimento de “uma frutífera colaboração” entre as duas instituições, “uma colaboração que o Santuário muito estima e valoriza e que pretende continuar a desenvolver”, afirmou.
A Medalha D. Nuno Álvares Pereira – Mérito da Guarda Nacional Republicana destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais que contribuam significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da GNR.