Sociedade

FPF homenageia Carlos Neto com criação de bolsa de investigação

7 out 2024 18:31

Bolsa visa apoiar projectos relacionados com o desenvolvimento, aprendizagem e controlo motor de crianças e jovens, áreas de especialização do professor, natural de Leiria

fpf-homenageia-carlos-neto-com-criacao-de-bolsa-de-investigacao
Carlos Netos, especialista em desenvolvimento motor das crianças
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a criação da "Bolsa Professor Carlos Neto", que visa reconhecer as contribuições deste professor catedrático, natural de Leiria, para a valorização do brincar.

Em comunicado, a FPF explica que esta bolsa tem como objectivo de apoiar projetos de investigação relacionados com o desenvolvimento, aprendizagem e controlo motor de crianças e jovens, áreas a que Carlos Neto dedicou a sua carreira como investigador.

A bolsa tem o valor de 10 mil euros anuais e prolonga-se até 2030, homenageando o professor Carlos Neto, que foi coordenador científico do programa "A Hora dos SuperQuinas", projecto integrado no plano estratégico da FPF ‘Futebol 2030’, que promove a literacia motora e estilos de vida activos nas crianças do 1.º ciclo do ensino básico, e que já está implementado em mil escolas.

"A FPF reconhece assim a importância das contribuições de Carlos Neto para a valorização do brincar como uma componente essencial para o desenvolvimento saudável e integral das crianças", lê-se no comunicado da FPF.

Natural de Leiria, cidade onde nasceu há 74 anos, Carlos Neto tem reconhecido que a infância “muito feliz” que aqui viveu entre o rio, o castelo, a Senhora da Encarnação e o estádio acabou por ser determinante no percurso profissional e académico que seguiu.

Foi professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde leccionou as disciplinas de desenvolvimento motor e coordenou um mestrado nessa área, tendo centrado a sua investigação na área do jogo e da sua importância no desenvolvimento da criança e do bullying nos recreios escolares.

Carlos Neto esteve na fundação da Sociedade de Educação Física, representou Portugal na International Play Association, que luta pelo direito das crianças ao brincar, e é autor dos livros Jogo e desenvolvimento da criança e Motricidade e jogo na Infância.