Viver
Festival A Porta anuncia Rui Paixão e concertos no Largo da Sé entre uma centena de actividades
O performer Rui Paixão, que integrou o Cirque du Soleil, vai levar o palhaço Godot à próxima edição do festival A Porta, em Leiria, que vai ocupar o Largo da Sé com música ao vivo
A programação musical do festival A Porta em 2023 vai dividir-se por três palcos: no Largo da Sé, no Largo do Gato Preto (bandas emergentes de Leiria) e no Terreiro.
Entre os artistas já confirmados, estão Femme Falafel (vencedora do Termómetro 2023), Soluna, Unsafe Space Garden, Cave Story, A Sul, equinōcio (prémio melhor performance tradicional nos IPMA 2023), nëss, bbb hairdryer, Cookie Jane e C’est Fantastique & Alex D’Alva Teixeira em DJ set.
A organização do festival A Porta anunciou hoje a participação de Rui Paixão, performer que já integrou o Cirque du Soleil.
Rui Paixão vai trazer a Leiria a sua primeira criação, o palhaço Godot, que invade o espaço público para o virar do avesso, através da improvisação e da interacção com o público.
Depois de um hiato iniciado em 2019, o Godot de Rui Paixão regressa no festival A Porta e no dia 17 de Junho, no Centro Cívico, integrado na programação “1001 Portas”.
A oitava edição do festival A Porta decorre de 11 a 18 de Junho, com cerca de 100 actividades para todas as idades, desde o berço à idade sénior, segundo o comunicado hoje divulgado.
O cartaz completo será anunciado a 28 de Maio e inclui concertos, workshops, instalações, exposições, jantares temáticos, feiras e experiências.
Uma nova proposta é a actividade “À Descoberta de Korrodi”, na qual pais e crianças terão oportunidade de percorrer um roteiro dos edifícios mais marcantes do arquitecto.
Na Rua Direita, decorrerá a iniciativa “A Rua Que Se Quer”, e, em partilha com a comunidade residente, o propósito é fechar o espaço ao trânsito, com instalações artísticas, para o transformar “num local de estadia, observação, reflexão e verdadeira envolvência”.
Na edição de 2023, o festival A Porta torna-se parceiro do movimento Music Declares Emergency, que reúne profissionais da área da música com a missão de reduzir o impacto da indústria musical no meio ambiente.
A organização do festival A Porta estima ter recebido entre 12 a 15 mil pessoas na edição de 2022.