Sociedade
Faleceu o jornalista Damião Leonel
Trabalhou durante duas décadas na redacção do JORNAL DE LEIRIA, onde terminou a carreira como Grande Repórter. Entre os vários trabalhos que publicou, destaque para o livro “Distrito de Leiria: Ecos do Século XX”
O jornalista Damião Leonel, de 66 anos, faleceu ontem no Hospital de Santo André, em Leiria, onde estava internado, informou esta terça-feira, 1 de Novembro, fonte da família. O corpo estará em câmara ardente na Casa Mortuária do Cemitério de Leiria, a partir da tarde de amanhã, e o funeral está marcado para quinta-feira, às 11 horas.
Natural de Gondomar, Damião Leonel viveu em França, no Brasil e na Nicarágua. Exerceu a profissão de jornalista durante 40 anos, 20 dos quais na redacção do JORNAL DE LEIRIA, onde terminou a carreira como Grande Repórter.
Leia mais sobre Damião Leonel: "A universidade da vida é o meu diploma"
Entre os vários trabalhos que publicou, destaca-se o livro “Distrito de Leiria: Ecos do Século XX”, editado pela Jorlis – Edições e Publicações. Apreciador da história da II Guerra Mundial, em 2018, realizou uma exposição de filatelia, na Biblioteca Municipal de Leiria, a que deu o título de III Reich e Holocausto: O Terror Nazi.
Considerado um homem “de bom coração e de grande sensibilidade social”, pretendeu, nesta mostra, dar a conhecer o horror dos campos de extermínio e recordar a “monstruosidade de Hitler, que apagou naquela época os valores da civilização”.
A direcção do JORNAL DE LEIRIA endereça à família votos de sentidas condolências.