Sociedade
Faleceu Manuel Poças das Neves
Conhecido por ‘Mapone’, era natural de Reguengo do Fétal, Batalha. Faleceu esta quinta-feira, aos 93 anos.

Natural de Reguengo do Fétal, no concelho da Batalha, Manuel Poças das Neves, também conhecido por ‘Mapone’, faleceu esta quinta-feira, aos 93 anos.
O funeral realiza-se no sábado, dia 22, pelas 14 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Fétal, seguindo depois para o crematório de Leiria. Amanhã, sexta-feira, o corpo estará em câmara ardente na casa mortuária da freguesia, a partir das 19 horas.
Manuel Poças das Neves foi jornalista e escritor e esteve ligado ao sector do turismo, tendo sido esponsável pela administração e promoção das Grutas de Mira de Aire, desde a sua abertura ao turismo, em 1974, até 1996, data em que atingiu a idade da reforma. Desempenhou ainda o cargo de secretário-geral da Região de Turismo de Leiria durante dez anos (1993-1983).
Em termos associativos, esteve ligado Casa do Povo do Reguengo do Fétal, como presidente da Assembleia Geral, e integrou a direcção do Grémio Nacional da Imprensa Não Diária, actual AIND. Fundou e dirigiu durante dez anos “O Jornal do Reguengo” e foi director-adjunto do jornal “O Compadre Alentejano”, que se publicou em Vila Viçosa após a revolução de 25 de Abril de 1974.
Interessado por assuntos ligados à gastronomia e à culinária, ‘Mapone’ foi confrade e co-fundador das Confrarias Gastronómicas do Minho (Viana do Castelo), da Morcela de Arroz da Alta Estremadura (Leiria) e da Confraria Gastronómica Panela ao Lume (Guimarães) e publicou vários livros da especialidade.
Entre as distinções que recebeu, destaca-se a Medalha da Ordem da Lieber Augustin (Áustria), a Medalha de Mérito Municipal (Prata) do Concelho da Batalha e a Medalha de Mérito Municipal (Prata) do concelho do Fundão.