Economia
Externato da Benedita cria comunidade de energia com a Cleanwatts
Escola deverá reduzir em cerca de 50% os custos com electricidade e evitar a emissão de 119 toneladas de dióxido de carbono por ano
O Externato Cooperativo da Benedita, em Alcobaça, iniciou a produção de energia através de uma central fotovoltaica instalada pela Cleanwatts.
Este empreendimento tem 185,64 kWp de potência, integra 312 painéis solares e assegura uma produção anual de 240 MWh.
Com esta instalação, segundo dados fornecidos pela empresa, a escola deverá reduzir em cerca de 50% os custos com electricidade e evitar a emissão de 119 toneladas de dióxido de carbono por ano.
A comunidade de energia associada ao externato aguarda aprovação para iniciar a partilha do excedente de produção, porém, quando estiver em funcionamento, permitirá a empresas, famílias, instituições e outros futuros membros aceder a "tarifas até 20% inferiores às do mercado", com uma poupança anual equivalente a uma factura mensal de electricidade.
“O futuro está nas crianças do Externato Cooperativo da Benedita, mas também em modelos inovadores como as comunidades de energia”, afirma, em comunicado, Pedro Antão Alves, CEO da Cleanwatts.
“Estes projectos demonstram o poder da colaboração entre tecnologia e comunidade”, adianta.
O Externato Cooperativo da Benedita alberga cerca de 990 pessoas, entre alunos, docentes e funcionários. "Esta parceria com a Cleanwatts representa um passo na concretização do nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmam Nuno Sardinha, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa.
Já Marisa Ferreira, directora do externato, afirma que “produzir e partilhar energia limpa é uma forma de educar para a responsabilidade ambiental e de contribuir para um futuro sustentável”.