Viver

Exposições: Juízo

15 set 2025 10:50

Livraria Arquivo, Leiria

exposicoes-juizo
Projecto realizado na Unidade de Psiquiatria dos Andrinos
DR

Até 30 de Setembro
Projecto fotográfico em andamento, realizado na Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada de Psiquiatria (UIDEPP) da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria
Fotógrafo: Ricardo Graça
Livraria Arquivo, Leiria

Juízo é o acto de julgar, avaliar e tirar conclusões a partir da comparação de diferentes situações ou pontos de vista, poderá representar também a qualidade de quem age com prudência, de modo responsável e consciente de suas ações”.

Somos feitos do mesmo e viemos ao mundo da mesma maneira. Podemos correr sem destino para tentar fugir das nossas perseguições ou esperar sem movimento que o tempo se desloque. Podemos frequentar as nuvens e podemos raspar os joelhos pelo chão que nos sustenta.

Alguns de nós amestram as palavras para definir a sua existência e outros habitam, perdidos, o mais profundo silêncio. A piada divina que todos partilhamos é que, com mais ou menos noção de quem somos e onde estamos, todos vivemos presos na nossa cabeça e atravessamos o nevoeiro pelo caminho que ela dita. Vozes só nossas, realidades privadas, distopias, paranoias, vazios incalculáveis, reflexos genéticos ou paredes de aleatoriedades intransponíveis, é lá que somos nós, o fruto dos erros que tomámos ou o resultado da inocência de existir num mundo que não acontece para mais ninguém.

Seja como for, não somos muito mais do que uma soma de acasos. Estas fotos são uma visita a universos que não habitamos. São a tentativa de documentar a diferença e os seus lugares paralelos. Gostariam de mostrar que, embora nem sempre estejamos conscientes disso, somos vizinhos neste lugar, mais distantes ou mais próximos, e, se a tempestade nos arrastar, esta poderá ser a nossa casa.

E quando à saída ele disse: juízo! Eu pensei: Qual deles?