Viver

Exposições: Cuts of Life

2 nov 2025 10:35

Atlas, Leiria

exposicoes-cuts-of-life
“Tudo pode ser fonte de inspiração: o que o deslumbra e o que o incomoda”
DR

Até 13 de Novembro
Arte contemporânea
Artista: Francisco Fernandes
Atlas, Leiria
Diariamente, excepto terças-feiras

Prossegue o ciclo de exposições no Atlas, em Leiria, com a inauguração de Cuts of Life, de Francisco Fernandes. O bar, restaurante e centro cultural localizado na Rua Direita acolhe agora trabalhos criados em acrílico e pastel de óleo, que são “difíceis de definir estilisticamente”, é reconhecido num texto assinado por Manuel Monteiro. “Talvez porque Francisco não os veja como uma manifestação fechada num conceito específico, mas antes como capturas de momentos, reações emocionais transformadas em imagem”.

“Tudo pode ser fonte de inspiração: o que o deslumbra e o que o incomoda, o que o diverte e o que o perturba. Qualquer coisa que o faça sentir algo torna-se matéria-prima para a sua arte”, pode ler-se na mesma nota de divulgação. “E, nesse sentido, as suas pinturas funcionam como um convite silencioso para que o espectador pare e dedique tempo à observação — porque, ao contrário de uma fotografia, uma pintura exige um olhar mais prolongado, um compromisso de interpretação”.

Francisco Fernandes nasceu e vive em Leiria e, aos 24 anos, não se descreve como um pintor movido por uma paixão isolada pela pintura. Ainda segundo Manuel Monteiro, “o que o move, antes de qualquer coisa, é o acto de criar”. Isto é, “o fascínio pelo processo de dar forma a uma ideia, de transformar algo intangível num objecto que pode ser visto, tocado ou sentido”.

“A pintura, por acaso ou por um encadeamento subtil de influências — dos pais, dos colegas de escola, do irmão, da própria educação — tornou-se o meio pelo qual expressa esse impulso criativo. Mas o verdadeiro motor da sua arte não é a pintura em si, é a necessidade de materializar pensamentos, de capturar momentos de reação emocional e dar-lhes um lugar no mundo”, conclui.