Sociedade
Exposição em Fátima exibe pertences da Irmã Lúcia e tesouros nacionais
A mostra inclui música composta de propósito a acompanhar o percurso
O hábito de religiosa de Santa Doroteia, cartas, as canetas com que escreveu as suas memórias, acessórios de lavores, como dedal, agulha, botões e fios de linho, uma máquina fotográfica, e peças devocionais construídas pelas próprias mãos, como miniaturas de alfaias litúrgicas, de paramentos e de vestes eclesiásticas, e até uma castanhola, são alguns dos objectos pessoais da Irmã Lúcia, expostos agora pela primeira vez ao público.
Os pertences da mais velha dos três pastorinhos integram o espólio da nova exposição temporária do Museu do Santuário de Fátima, patente no piso inferior da Basílica, e são exibidos, lado a lado, com obras de arte antiga e contemporânea, incluindo duas peças que são tesouro nacional: as pinturas “Ecce Homo”, do Museu Nacional de Arte Antiga, e “Última Ceia”, do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.