Sociedade
Estudo prévio da nova piscina da Marinha Grande prevê valorização de vidro e madeira
Infra-estrutura terá duas pistas com medida olímpica
O estudo prévio do projecto de arquitetura e especialidades para a nova Piscina Municipal da Marinha Grande foi aprovado na passada segunda-feira pela Câmara Municipal.
“Esta é uma infra-estrutura imperiosa para a cidade, há muitos anos ambicionada, destinada à prática de actividades aquáticas nas vertentes da aprendizagem da natação, das actividades desportivas e da prestação de serviços desportivos e de lazer”, congratulou-se Cidália Ferreira, presidente da autarquia.
Outro factor que destaca “é a escolha de materiais tão nobres e identitários da Marinha Grande, como o vidro e a madeira, para a construção do edifício”.
O complexo de piscinas será construído na Avenida Dr. José Henriques Vareda, na zona desportiva da Marinha Grande, num terreno de 6.200 m2 próximo das infra-estruturas desportivas existentes, nomeadamente o Estádio Municipal, o núcleo de ténis e o campo de treino.
O estudo prévio sustenta uma solução de “profundo carácter simbólico”, tendo como “ponto de partida o vidro e o recurso à utilização da madeira em diversos elementos arquitectónicos do equipamento, que busca inspiração na imagética do Pinhal do Rei, representando uma íntima relação entre os lugares, os recursos naturais do concelho e a sustentabilidade da intervenção proposta”.
Prevê um tanque desportivo com 25×21 metros e a a inclusão de duas pistas com 50 metros (medida olímpica).
Um tanque de aprendizagem e hidroginástica, de menores dimensões (20x10 metros) “permitirá desenvolver actividades na área do ensino da natação para crianças, jovens, idosos e deficientes”.