Viver

Escritora espanhola Layla Martínez apresenta em Leiria o romance Caruncho

23 set 2024 15:03

A sessão na livraria Arquivo em parceria com a editora Antígona conta com a presença da autora natural de Madrid

escritora-espanhola-layla-martinez-apresenta-em-leiria-o-romance-caruncho
Layla Martínez estudou Ciência Política e co-dirige a editora espanhola Levanta Fuego
JM Lazaro Castillo

Um artigo de Março no diário Público chama-lhe “fenómeno literário em Espanha”. Em Abril, no Expresso, o crítico José Mário Silva atribuiu-lhe quatro estrelas. Já este mês, a obra foi incluída na lista de pré-candidaturas aos National Book Awards, um dos prémios mais importantes atribuídos nos Estados Unidos. Caruncho, de Layla Martínez, é apresentado esta terça-feira, na livraria Arquivo, com a presença da autora.

A sessão de amanhã em Leiria, com início agendado para as 18:30 horas, faz parte de uma pequena digressão promovida pela editora portuguesa Antígona e que inclui Paradela do Rio, Mértola e Lisboa.

Opressão, patriarcado, a invisibilidade das mulheres, pobreza, desigualdade social, os crimes do franquismo e a guerra civil espanhola são temas que atravessam o romance de estreia de Layla Martínez, que nasceu em Madrid, em 1987.

Caruncho (2021) inspira-se em crenças populares e na história da família materna, oriunda da região de Cuenca.

Layla Martínez estudou Ciência Política e co-dirige a editora espanhola Levanta Fuego.

“É autora dos ensaios Gestación subrogada (2019), sobre a espinhosa questão das barrigas de aluguer, e Utopía no es una isla (2020), acerca do poder das utopias na construção de um futuro comum. Organizou ciclos de cinema e debate sobre a história das mulheres e dos movimentos sociais e o papel dos monstros na cultura ocidental”, pode ler-se na biografia distribuída com o livro.

A presença da escritora em Portugal inscreve-se no projecto Sementes de Dissidência, da Antígona.