Viver
É lançado amanhã o congresso da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura
Vai decorrer em formato contínuo e pretende debater o futuro da cidade
O congresso O Futuro da Nossa Cidade, promovido pela candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, abre este sábado, 9 de Maio, e vai manter-se em formato contínuo com foco em sete eixos de reflexão.
A organização explica que o congresso deixou de ser o programa inicialmente previsto para os dias 22 a 24 de Outubro e decorre oficialmente a partir de amanhã, sábado.
A abertura do congresso celebra o Dia da Europa e será transmitida em streaming nos canais da Rede Cultura 2027.
A cerimónia terá lugar no Museu de Leiria, pelas 11 horas, seguida de conferência de imprensa.
Estarão presentes, fisicamente, o presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, a vice-presidente do Município e vereadora da Cultura e Educação, Anabela Graça, bem como o coordenador executivo da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, Paulo Lameiro.
De forma remota, participarão o presidente do Conselho Estratégico da candidatura, João Bonifácio Serra, o presidente do Congresso, Luís Filipe Castro Mendes, embaixador e ex-ministro da Cultura, além dos membros do Conselho Geral e do Conselho Estratégico da candidatura, que é consubstanciada através da Rede Cultura 2027, um projecto que reúne 26 municípios.
O congresso O Futuro da Nossa Cidade tem sete eixos de reflexão, sobre os quais têm vindo a trabalhar actores culturais e investigadores, nas últimas semanas: Marcadores, Hospitalidade, Cidade, Criação, Pensamento, Gerações e um tema em aberto: O futuro da minha cidade é...
Paralelamente à abertura oficial do congresso, decorre o lançamento da página Próximo Passo, destinada a fomentar o debate sobre os efeitos da crise pandémica nas artes e na cultura.
Serão lançadas 10 perguntas às quais toda a comunidade do território e nacional é convidada a responder.
Haverá depois um retorno trabalhado pelas cátedras Unesco dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar – “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade” e Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território", respectivamente.