Economia
DS Smith investe na sua unidade de Leiria
Fornecedor de soluções de packaging investiu mais de 50 milhões de euros em Portugal nos últimos três anos
A DS Smith, fornecedor de soluções de packaging sustentável à base de fibras, investiu mais de 50 milhões de euros nas suas unidades de packaging em Portugal nos últimos três anos.
Em nota de imprensa, faz saber que, entre as suas apostas, esteve a fábrica de Leiria. Segundo a DS Smith, o investimento realizado ao longo destes três anos, “evidencia as prioridades estratégicas da empresa no que diz respeito à inovação, sustentabilidade e circularidade, bem como o foco na optimização do serviço prestado aos clientes”.
Assim, a DS Smith tem vindo a apostar na modernização das suas fábricas de packaging, nomeadamente em tecnologia e soluções de energia renovável. Os investimentos mais significativos no País incluem a aquisição de duas máquinas caneladoras topo de gama, para as suas fábricas do Porto e de Leiria, nota o fornecedor.
Foi igualmente realizado um investimento em energias renováveis tendo sido instalados painéis solares nas fábricas de Esmoriz, Leiria e Lisboa. “Este investimento permite à empresa produzir electricidade para consumo próprio, prevendo-se uma redução das emissões anuais de CO2 em 34%, relativamente às emissões destas unidades fabris antes da instalação”, nota a entidade.
Américo Rocha, director-geral da DS Smith Packaging Portugal, afirma: “a empresa tem vindo a investir nas suas operações a nível global e o nosso País não é excepção. Este significativo investimento nas fábricas de packaging em Portugal reflecte o nosso compromisso em promover localmente a inovação tecnológica e de produto, contribuindo para a evolução das nossas unidades”.
A divisão de packaging da DS Smith em Portugal conta com seis fábricas, situadas em Guilhabreu, Esmoriz, Águeda, Carregal do Sal, Leiria e Lisboa, e um centro logístico, na Madeira.
A empresa possui ainda duas unidades de reciclagem, no Porto e na Figueira da Foz, e uma fábrica de papel kraft, em Viana do Castelo.
Em 2023, a DS Smith anunciou o investimento de 145 milhões de euros no âmbito de um programa de desenvolvimento plurianual da fábrica de Viana.