Sociedade
Do maior festival de artes do mundo aos Jogos da Commonwealth
Natural da Batalha, Cláudia Monteiro liderou estratégia de comunicação internacional do Edinburgh Festival.
A vida é feita de momentos. De grandes momentos ou de pequenos acasos, que acabaram por mudar percursos de vida. O 'momento' de Cláudia Monteiro, assessora de imprensa e relações públicas natural da Batalha, foi ditado por um telefonema. Uma chamada feita para o Festival Internacional do Livro de Edimburgo, a pedir que aceitassem a sua colaboração no evento… nem que fosse a servir cafés.
Quis o destino que do outro lado da linha estivesse alguém “com paciência para ficar naquela conversa emotiva de fã”, que não só a ouviu como lhe sugeriu que enviasse o currículo, porque havia um lugar para assessor de imprensa. Essa pessoa era Kath Mainland, considerada hoje uma das personalidades mais influentes do mundo no circuito dos festivais de arte.
Cláudia mandou o currículo, foi a uma entrevista e ficou com o lugar. “Há pessoas que nos mudam a vida, com gestos pequenos. Estou-lhe eternamente grata”. Seria a primeira experiência profissional de Cláudia Monteiro em Edimburgo, capital da Escócia para onde decidiu mudar-se depois de uma visita que fez ao namorado em pleno Edinburgh Festival, considerado o maior festival do mundo, constituído por uma série de festivais simultâneos e que chega a receber um milhão de pessoas.
“Fui em Agosto. Havia um ambiente incrível na cidade, que não tem um perímetro urbano muito maior do que Leiria. São perto de 20 mil artistas a actuar todos os dias, durante um mês. Toda a cidade se torna um espaço de teatro, música, comédia, desde as igrejas até às casas-de-banho públicas.”
Depois da experiência no festival do livro, Cláudia Monteiro foi convidada a desenvolver a campanha internacional do Edinburgh Festival, em países como Inglaterra, Alemanha e EUA, função que desempenhou entre 2010 e 2012. Trabalhou depois na campanha para assinalar o 50.º aniversário da Ópera Escocesa e esteve ligada ao Teatro Nacional da Escócia, criando um plano de estratégia de comunicação para a instituição.
Seguir-se-ia aquele que considera o projecto mais desafiante: os Jogos da Commonwealth 2014, evento para o qual Cláudia Monteiro desenvolveu e liderou a estratégia de comunicação para a viagem do Queen's Baton Realy, o bastão que transporta a mensagem da rainha de Inglaterra e que passa, em estafeta, pelos 70 países participantes nos jogos. “É o equivalente à tocha olímpica”, explica a assessora, que acompanhou a viagem do bastão à volta do mundo.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo