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Discos de travão: como funcionam e quando é hora de os mudar
Travão de disco tem muitas vantagens sobre um sistema com tambor
Um disco de travão é, normalmente, um disco de ferro ou composto de carbono, se for de alto desempenho, estando preso à suspensão do carro e envolvido por uma pinça que, por dentro, aloja as pastilhas de travagem.
O atrito entre o disco e as pastilhas é o que, efectivamente, pára o veículo. O travão de disco tem muitas vantagens sobre um sistema com tambor, pois dissipa o calor mais rapidamente e, consequentemente, fornece uma força de paragem forte e constante.
Os carros mais novos possuem uma luz no painel de instrumentos que acende quando os discos estão muito gastos, indicando a necessidade de troca. No entanto, é recomendável proceder à sua revisão ocasionalmente, especialmente ao chegar aos 25.000 quilómetros percorridos.
Quando trocar os discos de travão
- Verifique os discos e veja se têm a espessura obrigatória. Ao lado, aparece o quanto devem medir se estiverem em bom estado. Se o nível de espessura for igual ou inferior ao que está inscrito, devem ser substituídos. Essas informações também podem ser encontradas no manual do veículo.
- Há momentos onde os discos ficam riscados e isso também é um motivo para trocá-los (independentemente de a espessura ser boa). Este estado é fácil de perceber, já que um estranho ruído de travagem é frequentemente ouvido quando os discos estão arranhados.
- Os discos também podem deformar e entortar devido ao sobreaquecimento. Perceberá isso porque, quando os discos estão deformados, uma pequena vibração é sentida na roda durante a travagem. Se os discos apresentarem essa anomalia, deve substituí-los.
- Verifique os discos regularmente, pois se eles mudarem de cor, para um tom azulado, também devido ao sobrequecimento, eles devem ser substituídos imediatamente.
- Quando os discos estão enferrujados, tendem a rachar. Isto não é tão comum, embora seja em si um motivo urgente de mudança.
Como substituir
Para substituir os discos de travão, remova a roda, desaperte os parafusos do suporte da pinça e aperte a pinça. Se necessário, remova as inserções e afrouxe as braçadeiras do disco e, em seguida, remova o disco.
Ao substituir os componentes do eixo traseiro, desactive o travão-de-mão e solte as pastilhas, caso contrário será impossível remover o disco. Após a instalação, monte a nova peça e toda a unidade na ordem inversa. Os componentes devem ser substituídos em pares em cada eixo.