Sociedade
Despovoamento da serra de Sicó discutido na Redinha
Encontro marcado para as instalações da Associação Recreativa e Cultural de Pousadas Vedras
O despovoamento de grandes partes do interior do País, e em especial do território da serra de Sicó, devido à baixa natalidade, migração de jovens e baixa taxa de novos residentes, será alvo de uma conferência subordinada ao tema, "Sicó – ideias para o futuro", organizada pela concelhia de Pombal do CDS-PP.
A conferência, marcada para 15 de Junho nas instalações da Associação Recreativa e Cultural de Pousadas Vedras, na freguesia da Redinha, contará com vários oradores especialistas, refere uma nota da concelhia.
"O nosso território precisa de pessoas e de criação de riqueza, objetivos apenas alcançáveis com o fomento da actividade económica. O maciço de Sicó tem que ser sinónimo de desenvolvimento e não de abandono e de atraso, o que só se consegue com a devida valorização dos recursos endógenos existentes", é referido no mesmo documento.
A concelhia sublinha que a "alteração desta situação deve ser a prioridade política nacional", porém, "considerando que o governo central e as suas instituições não têm capacidade para lidar com este problema, tem de ser o poder autárquico a liderar o processo, envolvendo a sociedade civil, associações, empresas e outras instituições".
"O atraso na execução da transformação necessária, significará que no prazo de uma década teremos dezenas de aldeias e territórios irrecuperáveis e abandonados estando por isso ainda mais expostos aos fogos."