Desporto
Descer o rio preso por uma corda é mesmo uma aventura
Canyoning | Sinónimo de desafio, controlo, cascatas, adrenalina e superação de limites, a prática deste desporto acontece pela mão de um clube de Leiria, em Castanheira de Pera
A Ribeira de Quelhas, na ponta mais a norte do distrito de Leiria, já dentro dos limites da Serra da Lousã, está a transformar-se num local de peregrinação para os amantes do canyoning.
Todos os anos, dezenas de praticantes deste desporto de aventura e de comunhão com a natureza, sobem as encostas em xisto e propoem-se transpor uma dezena de cascatas e penhascos no leito do curso de água.
Nuno Brigas Santos e José Piedade são os fundadores da secção Pénacascata do Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) e, provavelmente, dos principais responsáveis pelo interesse crescente pelo desporto na região e por este local no concelho de Castanheira de Pera.
“O canyoning é um desporto aquático que envolve manobras com cordas para a transposição de quedas de água e caminhada, sempre em contacto directo com a natureza”, explica Santos.
O técnico superior de Desporto na autarquia de Ourém descreve cenários ricos em técnicas de escalada, de rappel, e mesmo natação, em canhões estreitos, normalmente encontrados em rios de águas bravas e penhascos de pendentes elevadas.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.