Sociedade
Desafios da bacia do Lis debatidos em tertúlias na Vieira de Leiria e Batalha
Encontros realizam-se estas quarta e quintas-feiras e terão como orador José Gomes Ferreira, docente e investigador cuja tese de doutoramento se centrou na bacia hidrográfica do Lis
O futuro da bacia hidrográfica do rio Lis vai ser debatido em duas tertúlias a realizar, nos próximos dias 28 e 29, na Vieira de Leiria e na a Batalha, promovidas pela a associação ambientalista Oikos.
O primeiro encontro acontecerá na biblioteca da escola EB 23 Padre Franklin, na Vieira de Leiria. Com início às 18:30 horas de quarta-feira, dia 28, tertúlia terá como tema“Bacia hidrográfica do Lis – Conhecer, proteger e valorizar”.
No dia seguinte, à mesma hora o debate decorrerá no no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e procurará analisar os desafios da bacia hidrográfica do Lis ao nível da gestão, preservação e valorização da água.
Os encontros, de entrada livre e gratuita, terão como orador José Gomes Ferreira, docente e investigador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cuja tese de doutoramento se debruçou sobre os factores sociais do insucesso da despoluição do rio Lis.
“A temática da água tem ganho importância significativa, num momento em que em causa não estão apenas problemas de poluição e escassez, mas também as novas ameaças e riscos resultantes do contexto climático crítico que vivemos”, assinala Mário Oliveira, presidente da Oikos na nota e imprensa que anuncia a realização destas tertúlia, que conta com a colaboração dos agrupamentos de escolas da Batalha e de Vieira de Leiria.
Mário Oliveira realça ainda o importância das bacias hidrográficas “como unidades de gestão e planeamento do território, desempenhando relevante papel na valorização dos ecossistemas neles existentes, sem descurar a importância da acção antrópica nos mesmos”.