Sociedade
Depressão Cláudia provoca várias inundações em Leiria
Várias estradas estão condicionadas ou intransitáveis no concelho
A depressão Cláudia provocou várias inundações no concelho de Leiria, entre as quais, numa sala do centro de dia do Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes.
Segundo o vereador da protecção civil, Luís Lopes, também se registou uma inundação numa fábrica, na mesma freguesia, com entrada de água com 30 centímetros de altura.
Apesar de não haver registo de vítimas ou acidentes relacionados com o mau tempo, entre as 00 e as 10 horas verificaram-se 32 ocorrências, sobretudo inundações em habitações e indústrias, quedas de árvore e movimentação de massas.
Existem ainda várias estadas condicionadas. “Algumas estradas rurais têm a circulação suspensa, como as dos campos do Lis”, explicou, ao referir que a circulação ferroviária na linha do Oeste, entre a Estação e a Ortigosa se encontra suspensa, devido a um aluimento de terras.
Nas próximas horas espera-se um desagravamento das condições meteorológicas. "Durante esse tempo haverá alguma precipitação intensa", menor do que a registada até agora, mas a protecção civil estará atenta à preia-mar, pelas 16, e à baixa-mar, pelas 21 horas.
“Os solos estão pouco absorventes da água que se acumulou, o que obriga a uma monitorização constante no terreno com a presença das equipas de protecção civil e do Serviço Municipal de Vigilância Ambiental e a manter condicionalismos em algumas estradas”, precisou o autarca.
Pontualmente, foram registadas algumas falhas de electricidade, que estão a ser resolvidas.
Segundo um vídeo enviado ao JORNAL DE LEIRIA , na zona da Cruz da Areia registou-se um aluimento de terra junto a habitações.
Já o presidente eleito da Junta de Freguesia da Caranguejeira informou na sua página que a estrada de acesso ao Lapedo se encontra intransitável.