Economia
Depois dos confrontos, empresários de diversão voltam hoje ao protesto
Sector em luta pela descida do IVA
Os empresários de diversão, boa parte deles com negócios sediados nos concelhos do interior do distrito de Leiria, terminaram ontem, terça-feira, um protesto de mais de 12 horas, que passou por vários ministérios em Lisboa e que envolveu confrontos com a polícia.
Hoje, dia 9, os manifestantes voltam ao protesto, adianta o Jornal de Notícias, uma contestação que se pode prolongar, diz a associação do sector, até quinta-feira em frente aos ministérios das Finanças, da Economia e da Cultura, Palácio de Belém, à Presidência do Conselho de Ministros.
O seu objectivo, explica Luís Paulo Fernandes, presidente da Associação Portuguesa dos Empresários de Diversão, é voltar a ter alvarás da cultura que lhes permite descer o IVA de 23% para 13%.
"Desde 2013 que estes empresários lutam pela aplicação da resolução 80/2013, aprovada por todos os partidos políticos no parlamento e publicada em Diário da República", recorda o jornal.
O documento "recomenda ao Governo o estudo e a tomada de medidas específicas de apoio à sustentabilidade e valorização da actividade das empresas itinerantes de diversão", acrescenta a mesma fonte.