Sociedade

Condicionamentos de trânsito no IC2 em Pombal e Coimbra

6 out 2025 14:30

O Santuário de Fátima recebe a última grande peregrinação do ano

condicionamentos-de-transito-no-ic2-em-pombal-e-coimbra

Com o objectivo de garantir maior segurança para os automobilistas e peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, a Infraestruturas de Portugal (IP) informa vai proceder a alguns condicionamentos de trânsito até ao dia 13 de Outubro, em algumas das vias de acesso mais utilizadas pelos peregrinos e que apresentam maior volume de tráfego.

Assim, no concelho de Pombal, registar-se-á supressão das vias à direita no sentido Sul/Norte (Leiria/Coimbra) entre o quilómetro 156,500 e o quilómetro 158,900 e nos quilómetros 162+300 ao 163+400.

Em Coimbra, haverá supressão da via da direita sentido Sul/Norte, junto ao quilómetro 197,600 e entre os quilómetros 178,300 e 179 (localidade do Orelhudo).

“Complementarmente, a IP procedeu à colocação de sinalização direccional com indicação aos peregrinos de percursos mais seguros, através de vias com menor volume de tráfego e onde a velocidade de circulação é mais reduzida”, informa a nota de imprensa.

É ainda recomendada a “máxima atenção e o cumprimento das regras de segurança.

Os peregrinos devem optar por caminhar em estradas alternativas evitando os Itinerários Principais e Itinerários Complementares e ter em consideração todas as placas com informações de percursos alternativos mais seguros e as indicações das autoridades.

“Torne-se visível: use sempre vestuário refletor, de dia ou de noite” e “caminhe sempre pela berma, em fila indiana, o mais afastado possível da faixa de rodagem e em sentido contrário ao trânsito”, aconselha ainda a IP.

Se parar, “afaste-se o máximo possível da estrada”.

Os automobilistas devem manter a “atenção redobrada na estrada” e reduzir a velocidade ao avistar grupos de caminhantes.

“Siga as instruções e os conselhos das forças de segurança” e “tenha atenção aos condicionamentos de trânsito: supressão das faixas de lentos (mais à direita) em algumas vias onde não existam bermas”.