Viver
Concerto comentado em Leiria faz a estreia nacional do Requiem de James Whitbourn
Na Igreja de Santo Agostinho, com o Coro do Orfeão de Leiria, o Coro de Câmara da Ourearte, o organista João Santos e o solista convidado Bruno Santos, no saxofone soprano, sob a direcção de João Ferreira e comentários de Marco Daniel Duarte
A apresentação de Requiem Canticorum (2010) e Son of God Mass está agendada para este sábado, 18 de Maio, na Igreja de Santo Agostinho, com início às 21:30 horas, integrada no programa que assinala em Leiria o dia internacional dos museus.
É a estreia em Portugal de duas criações de James Whitbourn, compositor inglês nomeado para quatro Grammy ao longo de uma carreira em que também trabalhou com grande sucesso para rádio e televisão.
“O Requiem de James Whitbourn [performance que reúne Requiem Canticorum (2010) e Son of God Mass] é uma obra musical poderosa e comovente que combina elementos clássicos com contemporâneos. Esta peça magistral leva os ouvintes numa jornada emocional, explorando a complexidade da vida, morte e transcendência”, pode ler-se no texto partilhado pelo Museu de Leiria.
“A obra é uma expressão artística profundamente emotiva, incorporando textos litúrgicos tradicionais e oferecendo uma interpretação moderna e inovadora do Requiem”, assinala a nota de divulgação.
O concerto faz parte do ciclo Concertos com História, está integrado nas actividades da exposição Corpus, Ritualidades, Forma e Presença, patente no Museu de Leiria, e terá comentários de Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário de Fátima, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
A interpretação estará a cargo do Coro do Orfeão de Leiria, do Coro de Câmara da Ourearte, do organista titular da Sé de Leiria, João Santos, e do solista convidado Bruno Santos, no saxofone soprano, sob a direcção de João Ferreira.
A entrada é gratuita, sujeita a inscrição através do endereço de email museudeleiria@cm-leiria.pt ou do telefone 244839677.
Reconhecido e premiado internacionalmente, James Whitbourn foi produtor executivo da Royal Opera House, compôs a banda sonora da série Son of God, exibida pela BBC, e escreveu música para o funeral da Rainha Mãe em 2002 e para as comemorações dos 60 anos do desembarque na Normandia, entre outros grandes eventos.
Morreu em 12 de Março de 2024, com 60 anos.